caricatura

* estamos em um dos universos possíveis, ele é finito e tem provavelmente o formato cilíndrico (em função da curvatura do espaço sobre si mesmo);

* esse universo surgiu a aproximadamente 15 bilhões de anos, a partir de uma grande explosão inicial apelidada de “Big Bang” e se extinguirá daqui a outros tantos bilhões de anos, em função do esvaimento da matéria e energia nele existente;

* dessa explosão original resultou uma expansão (que ainda continua), em escala inimaginável, e que se concentrou, basicamente, em grandes massas estelares que, por sua vez, se agruparam em 100 bilhões de galáxias;

* uma dessas galáxias é a nossa Via Láctea, que contém 100 bilhões de estrelas;

* nessa galáxia, há 4,6 bilhões de anos, originou-se o nosso sistema solar;

* o sol, uma das 100 bilhões de estrelas da galáxia, é relativamente pequeno (de 5° grandeza como antes foi chamada e, agora, estrela anã), e tem, girando a sua volta, 9 já conhecidos planetas (do grego planetès, vagabundo, errante);

* um desses palnetas é a Terra, o qinto em tamano e distante 150 milhões de quilômetros do Sol;

* na Terra há vida e, até há pouco, supunha-se que só nela;

* estima-se que nosso planeta tenha entre 3 e 30 milhões de espécie de vida diferentes, embora perto de 3 milhões tenham sido classificadas;

* uma dessas espécies é a nossa, em sua forma mais recente (35.ooo anos pra cá) chamada de Homo Sapiens Sapiens;

* a espécie humana tem, no momento, quase 7 bilhões de indivíduos;

* um deles sou eu.

Trecho retirado do livro: “A Escola e o Conhecimento”
(Mário Sérgio Cortella)

Anúncios

Relicário

ela não precisava de carinho
não precisava de consolo
os galhos se quebram com o peso das coisas
e a queda continua
inevitável !
ela precisava encontrar o chão
mesmo que fosse a tal falsa sensação de chão
e não importava como
fosse do jeito que fosse !

_____________________________________________________

– “sabe, é questão de perspectiva mesmo!
se vc quiser tirar uma foto onde uma Rosa pareça ser maior que uma avenida, vc pode !
a gente olha pro mundo e tudo parece tão grande, tudo tão injusto, tão miserável…
mas a Rosa pode ser muito maior que isso”

sim, pode !
e uma vez encontrada, Ela pra sempre será !
por isso não há volta !
só que Ela É na mesma proporção pro que é “bom” e pro que é “ruim” !
e pq Ela simples É, Ela age !
um guerreiro quando encontra a Rosa
deve assumir a responsabilidade
não dizem que tudo tem um preço ?
pois o preço da Rosa é fazer saber
que de um jeito ou de outro
Ela vai se fazer presente
Ela vai te devorar
se isso será “bom” ou “ruim” ?
dependerá de vc !

deixe que Ela se torne menor que o mundo
e vc verá
Ela vai se tornar um incômodo
mas  não deixará de existir
esse é seu maior tesouro
que pode se tornar maldição
como nosso amigo preso num escafandro
que sente o mundo a sua volta
vê o mundo a sua volta
mas não pode tocá-lo !
vc compreende ?

_____________________________________________________

e ela não precisava de carinho
e ela não precisava de consolo
e a Rosa se fez perceber
de um jeito ou de outro (daquela vez de outro mesmo!)
pq a nossa integridade não se interessa em alegria ou sofrimento
ela só se interessa em ser, ela é uma Rosa !

– mas me diga, o que eu posso fazer se não ficar mais atenta à partir de agora? 
o que foi certo e o que foi errado se eu cheguei onde cheguei ?

“- À partir de agora vc pode lutar contra o tempo  pra não perder mais coisas e quem sabe, recuperar alguma…”

é  tudo isso que a Rosa dentro de mim  está dizendo – sem dó e nem piedade:

“- vc pode  lutar contra o tempo pra não perder mais coisas e quem sabe, recuperar alguma…”

CORRA LULU, CORRA !

nada …


… é o que parece ser !

(eu já queria ter feito um post sobre o que eu vi
– e vejo sempre – no “ano novo ” aqui na praia !
mas não queria, realmente, uma dissertação daquelas
clichês falando sobre o “pato” que a natureza acaba pagando com tudo isso … mesmo pq,  todo mundo já sabe (eu acho) !
a moral da história é que pra mim, os tais fogos são apenas…
artifício !)

as imagens eu roubei lá no blog do Dani … só mudei
o texto !

enfim …
já que …

… que 2009 seja um único e impecável grande giro !

“logo não passará de poeira, mas até lá eu já terei andado o bastante para ser poeira também. e o vento levará embora.”


meus sonhos são uma piada de mau-gosto
eles debocham de mim
até nos meus sonhos sou um idiota que sabe que vai acordar para a realidade…
…se eu pudesse ficar sempre acordado, mas não dá !
então tento controlar os meus sonhos
tento sonhar que estou voando…
que estou livre…

[“mas todos os dias quando eu acordo, sou sempre eu e é sempre hj !”]

em itálico: do filme “vanilla sky”, a conversa do bosque)