superação = dar o passo adiante = desligar a antiga luzinha vermelha do carma

uma por uma, há de ser todo o ritual!

cada momento/situação trás consigo a oportunidade de superação!
nada é a toa e não existem coincidências, ou de outro modo, isso tbém não quer dizer que as coisas estão pré-determinadas.
veja se vc compreende:
o que estou querendo dizer é que o que “deus” está nos dando…o tempo todo, não é força…é a oportunidade/situação
para ser forte! não é graça…é a oportunidade/situação de ser gracioso…e daí por diante…
todos os momentos trazem consigo a oportunidade do passo adiante…e para o passo adiante não importam os
resultados (acabar feliz ou triste), isso nem existe na verdade!
ser guerreiro é conseguir enxergar que não existem momentos pequenos ou grandes, certos ou errados,
não existem momentos comuns, existem momentos e com cada um deles, a chance única de não ficar parado!
tirar o pé de onde estava…e apagar a antiga pegada!
nenhum passo é igual ao outro…porém, depois de ter dado um, é bem verdade…precisa ser dado outro!
com a mesma força, esforço e intensidade!
e sim…começa tudo de novo, o mundo não muda! isso se chama andar!
e nós nunca sabemos qual será o último…não sabemos quando será…e pior…nem se haverá último!
mas isso não importa para aqueles que simplesmente escolheram andar!
para aqueles que entraram no caminho espiritual e que anseiam por chegar na saída…ainda que ela nem exista!

a lição que se segue é final!!!

– como vão suas reflexões sobre a vida? está mantendo só pra vc?

– olha…pra te dizer a verdade…eu estou mantendo a calma…e isso já tem roubado toda a minha energia,
se é que pode ser explicado!

– vc está falando do que exatamente? da vida…da sua condiçao profissional/financeira…

– do meu microcosmo caido e perdido, e desiludido…estou mantendo a calma pra não me dar por vencida!

– vc nem tentou ainda, não querendo dizer que só exista um único caminho, mas sozinho não dá pra fazer nada a não ser perceber
que se está encalhado.

– pois é…e eu estou mais sozinha do que nunca, vc nem tem idéia!

– bem, ficar perto da minha família sempre me faz sentir muito sozinha, não sei se é assim com vc,
se intensifica pq vejo q não dá pra conversar, q eu sinto coisas diferentes deles…

– é exatamente este o sentido de “sozinha”, essa falta de identificação… mas não só com a minha família não…
com todo mundo!! e junto a isso, eu tou tendo que segurar mtas ondas…

– que ondas? ondas não são pra serem seguradas…vc tem que se deixar por elas… até morrer na praia !

– não é isso, e nem é simples assim!

– uai…então explica.

– quer mesmo?

– sim, não é coincidencia estarmos aqui agora.

– não quero que pareça mera lamentação pq não é…mas então vou te contar…

(…)

– como vou me entregar pra esse tipo de onda? não posso…
então decidi usar toda minha energia pra manter a calma…e não surtar de vez !!
daí uma coisa simples que eu sinto, às vezes, bem de vez enquando, me fazem escrever frases como:
a vida é uma valsa falando de amor! e esse é realmente o lado bom das coisas!
 
– pq vc acha q está passando por isso?

– num sei…num sei mesmo!

– o que vc tem que fazer?

– manter a calma!

– pra quê?

– pra não me entregar e não acabar ficando igual…sabe pq? pq vc acaba virando fruto do meio se vc não toma ciudado.

– vc acha q vc conseguiria se tornar assim? se vc percebe que é repugnante, digamos assim…

– se eu me entregar eu acabo achando tudo isso normal.

– talvez não tenha como achar normal…

– bom… é mto fácil não ter tempo pra mais nada que importa…e acabar sendo obrigada a ficar resolvendo
tudo isso sabe? vc vai esquecendo…esquecendo…até esquecer de vez! se acomodar!
sabe de uma coisa? sabe pq estou falando de manter a calma pra não ficar igual? é por experiência…é um alimento,
a gente precisa! se não tem…morre!

– acho que vc tem que resolver sim…não há nada “que importa” mais do q resolver as situações que vivemos…
a sua personalidade lúdica pode achar que ir ao parque e ver coisas belas são mais importantes do que enfrentar isso…
mas não é!

– o que vc não entende é que não há como enfrentar isso de outra maneira!

– não quero dizer que é pra confrontá-la…estou falando de resolver a situação…internamente,
pra não perder sua energia com isso.

– o único jeito de enfrentar é ir embora ou…manter a calma !
 
– então vá

– não dá!

(…)

– bem.. então é um carma bem complicado, não é só uma questão de sair.. pq vc não pode sair!!!

– sim…eu não posso sair, tanto que voltei…já tenho essa consciência, por isso te falei: a minha anergia está sendo gasta
pra suportar tudo isso e tentar não esquecer o que importa…

– qual é a coisa que importa que vc disse?
 
– eu disse sobre coisas que importam e coisas que não importam…e aqui, as maiores preocupaçãoes
são com coisas que não importam.

– quais são as que importam?

passou-se um longo tempo…

– ?

– ham…eu tou pensando…eu conseguiria falar as que não importam!!

– por exclusão, talvez consiga falar as que importam então…

– não importaaaa…

– me fale sobre as que importam!

– aí é que tá… eu tenho que ficar ajudando a resolver problemas que não importam, como se fossem as
coisas mais importantes do mundo…e não sobra tempo pra mais nada!

– me fale sobre as que importam…talvez isso esteja te fazendo esquecer delas, então estou te ajudando a lembrar…

– importa ter amor, viver bem com as pessoas ao seu redor, importa ir no parque e não no shopping…
importa fazer um brinquedo…e não ficar se lamentando por não ter dinheiro pra comprar…
importa chegar em casa e dormir bem…e não ficar imaginando como seria morar naquele prédio da frente sabe?

– não…
me fale sobre as coisas q importam, sem contrapor logo em seguida com o oposto.

– importa ter amor pra enfrentar as coisas boas e as ruins…
importa se sentir inteiro apesar de tudo…importa ter força pra dizer: “que assim seja”, diante do que for,
importa manter a calama como alguém que sabe que isso vai mudar….pq nada nesse mundo permanece!

– muito bom !

– esse está sendo meu jeito de enfrentar…já que agora não posso fazer de outra maneira…eu procuro manter
a calama… pq senão eu esqueço mesmo !

– o mundo não tem saída!

– eu sei…

– o mundo não tem saída, mas ilogicamente é imprescindível que seja diferente, seu proto-átomo não te diz isso?

– se não disesse eu já haveria me esquecido por completo, pode ter certeza !
aliás, ele age tbém…isso que é mais incrível…não sei se eu que acabo ficando mais sensível…
mas em meio a tudo isso…às vezes uma coisa…qq coisa simples que seja (que em outros momentos passariam desapercebidas)…
me fazem lembrar por um instante da “saida”…e é o que me mantém calma por mais um tempo…o meu proto-átomo não me
abandona nunca…

– é..

– essas coisas simples que vejo, são aquelas mesmas citadas no final desse filme de agora:
“e que ela deixou pra trás pequenos passos de sua passagem na terra…visíveis apenas para aqueles que sabem onde olhar!” 

– mas lembre-se tb q ele é muito mais do que algo que te faz lembrar e se manter calma…hehe…

– ele é oq tbém?

– ele é quem deve ficar no seu lugar…o verdadeiro dono desse sistema que vc acha que é seu e gira em torno
das suas verdades.

– e o que eu devo fazer? eu dou o meu sangue por ele…mas o que devo fazer?

– já ouviu a estória do “alexandre o grande e o sábio”?

– não que me lembre…

– é linda…vou te contar…
“alexandre o grande era o maior imperador até o momento, nunca ninguém tinha sido tão poderoso, conquistado tantos reinos,
juntado tantas riquezas, mas ele tb era bom e amador do conhecimento …
ele soube de um sábio que vivia em uma de suas cidades, que era o mais sábio de todos (não lembro o nome do filósofo),
então, ele foi até ele e se apresentou…
o sábio estava pobre e fraco tomando seu sol matinal qd alexandre se prostra a sua frente: ´eu sou o grande imperador..
e posso fazer tudo q vc queira, admiro sua sabedoria…quero te recompensar!
peça-me e terás, faço qq coisa q pedir !!!´
o sábio olha pra ele e calmamente diz: ´q bom…peço então que vc pare de tampar o sol que estava me aquecendo”

é assim com o eu e a alma…
qd eu ouvi me identifiquei totalmente com alexandre o grande…
alexandre somos nós…que dizemos que fazemos tudo, qq coisa…podemos morrer pela nova alma, por esse caminho…
“é tão grande meu anseio, minha vontade de colaborar, peça e terás !!!”
e sem perceber, somos nós que barramos a passagem da luz que deve chegar à alma…

– pois é…
nossa conversa foi exatamente assim: “então o que devo fazer? me diga que eu faço!”

– o q vc deve fazer? sair da frente

– eu acho que não sei sair da frente…

– pare de achar que sua vida te pertence, que existem seus problemas, que existe sua forma de ser, que existe seu passado,
seu futuro…pare de tomar deciões de como vc deve viver, como deve fazer pra superar o que te atormenta, os seus esquemas
de sobrevivência, de não-enlouquecer…
mas tudo isso…só faz sentido qd se está no limite…e talvez a vida ainda tenha que te empurrar a ele mais um pouco… 

– mas eu já cheguei nesse limite antes.

– vc fugiu dele então.

– já cheguei nesse limite de entendimento…

– não é entendimento…é saturação anímica mesmo.

– e daí oq acontece?

– vc desaba e se abre.

– não muda nada! vc simplesmente acaba tomando as rédeas novamente. estou errada ?

– comigo não foi assim
eu quebrei pra sempre…enqto vc ainda tiver esperanças de ver o lado bom das coisas, no mesmo sentido dialético
das coisas… ainda vai ter q se confrontar com o outro lado da mesma moeda …talvez vc tenha q enxergar q parques e
shoppings são iguais !

– pois é…eu me lembro claramente de já ter enxergado…

– os insights servem pra que ajamos se não… somem no passado… não adianta vc dizer q já pensou nisso um dia…
faça ser assim !!!!

– obrigada !

– eu dizer é muito pouco…tenha alguma coisa na sua rotina que te lembre sempre, talvez seja essa a mágica do grupo…
vc ir a um lugar marca a sua vida pq vc tem que arrumar espaço na agenda, fazer esforço pra ir… marca a memoria,
ocupa um espaço e um tempo na sua vida…os livros que ocupam espaço na prateleira da sua memória…
impregne seu ser o máximo possível…contamine seu espaço e tempo!
leia algo, vá a algum lugar em que vc faça sempre algo relacionado ao seu proto-átomo…q seja um parque,
o mesmo parque, no mesmo banco, sempre com a única finalidade…
é muito importante isso, eu descobri pra que serve ir a um lugar, pra que consagrar templos…
se somos nós na verdade o templo, se a verdade está em nós…é pra isso!
marcar o espaço e o tempo…ocupar a memória, abrir espaço na agenda, criar o esforço …
(…)ai arrumamos um banco pra chamarmos de templo…embaixo de uma árvore bem frondosa em que diremos
que foi onde buda se iluminou…

(…)

– o pior é que eu me lembro…mas me sinto tão impotente…como é duro!!!

– é ótimo estar impotente…pq não é vc q tem q fazer nada. no fundo vc se sente impotente pq está
se esforçando pra se impor…
parece loucura nesse momento alguém te dizer pra parar de gastar energia pra se manter calma?
gaste energia tatuando sua rosa na testa !!!

um dia depois…

– em uma parte da nossa conversa vc diz:
“não há nada que ´importe mais´ do que resolver algo que está acontecendo neste momento”
certo?

– ok…certo.

– depois vc diz:
“pare de tomar decisões de como vc deve viver, como deve fazer pra superar o q te atormenta, os seus esquemas de
sobrevivência, de não-enlouquecer…”
não estou questionando o paradoxo…mas o que vc acha mais certo?
pq se vc entende que é para vc parar com todas estas coisas…é pq vc confia em algo….e se vc confia …
isso anula totalmente a primeira coisa que vc falou:
que não há nada que “importe mais” do que resolver algo que está acontecendo neste momento.
entende?

– não é um paradoxo
a primeira questão se refere a necessidade de não fugir das situações…não fingir que está tudo bem, não tentar “esquecer”
indo fazer coisas legais, vendo coisas belas…enqt na verdade sua vida está caótica!
a outra questão é: ok, não vou fugir, vou encarar de frente o que está acontecendo… o q devo fazer?
vc deve analisar profundamente seu ser, a realidade da situação, os motivos…esse auto-conhecimento, esse
discernimento é fundamental…
e ai vem a segunda questão: vc percebe q não dá pra fazer nada, vc mesmo não consegue…
“resolver” aqui, significa entregar a questão após profundamente ter visto ela de frente.
no evangelho da verdade tem uma passagem q diz q pra exterminar uma árvore daninha, não se deve pegar um machado e cortá-la
a força, pq ela vai crescer de novo…deve-se cavar até encontrar a raiz e expô-la à luz do sol… e ai a árvore morre!
esse cavar é o discernimento…
e depois deixa-se pra que se resolva pela luz.

– “resolver” aqui significa entregar a questão após profundamente ter visto ela de frente.
é o esgotar das possibilidades…vc não pode dizer que não há solução sem nem ao menos tentar todas possíveis….é isso?

– não.. não é esgotar as possibilidades…não é nenhum tipo de “agir”…é uma atividade da consciência apenas, q tenta
compreender a situação…não há nada a ser feito…não tente soluções,pare de tomar decisões aleatórias sobre como vc acha
que vai funcionar…
só aja qd não houver dúvida alguma que seja sua alma te impulsionando…ou seja…não aja…entregue-se!
morra!!

– entendi…agora sim !
agora vejo a falta de contradição…
enquanto houver dúvida…é apenas alexandre…tampando a luz…

– sim
compreenda a situação de forma sincera..na postura de tentar compreender o motivo cármico praquilo.
a maioria das pessoas quer simplesmente resolver as coisas q causam sofrimento e não tão nem ai pro q realmente tem q ser.
quem está num caminho espiritual, seu sofrimento não importa… é preciso compreender e agir conforme o q deve ser
experimentado, o q deve ser vencido !!!

18 pensamentos sobre “superação = dar o passo adiante = desligar a antiga luzinha vermelha do carma

  1. – eu diria que, quando vc identifica o carma em vc, pega qq situação e faz ela passar a ser a situação perfeita pra superação daquilo.

    – sim…existe uma sincronia perfeita entre a situação e sua compreensão…assim q vc compreende vc passa a usar isso em todas as situações…nós acabamos achando q a primeira situação por q passamos nessa nova compreensão eh especial, como se ela fosse a q nos fez superar… mas na verdade… ela eh soh o primeiro momento da nossa nova compreensão!

  2. K,
    nessa vida só há um saída: a morte.
    todos os caminhos nos levam ela !
    a vida em si mesma já é um conjunto de pequnas mortes…
    só que eu descobri que ainda assim, em cada caminho/situação…a gente ainda pode esolher entre morrer pelo eu ou morrer pela alma !
    a gente vive morrendo, só que tentando satisfazer o eu, o tempo todo (cegos de satisfação, o que não importa…pq o fim é sempre morrer)…e acho que pela primeira vez consegui a auto-honestidade necessária para morrer pela alma ! e descobri que embora morta…quando vc resolve uma situação assim, existe um prazer mto sutil que se chama: não-arrependimento !
    e embora morto, estateldo no chão…vc tem a certeza de ter feito o que havia por fazer…e isso anula qq dialética que possa existir…vc nem pensa nisso na verdade !
    e embora isso não seja tudo…foi um fantástico passo adiante !

    e eu estou sorrindo, afinal…
    “why so serious?”

  3. lulu…a dialetica não pode ser anulada….o sorriso e a satisfação teem que vir de outro lugar… lulu não se iluda….vc não deu passo nenhum… a alama é um mistério que vc nunca ira compreender lulu….por isso te digo ainda não é isso….deixar de ser puta e se transformar em freira…puta/freira é a mesma coisa… coringa/batman não pode ser anulado…querida… pelo menos não por vc…luluzinha…smile!!!! vc está sendo filmada!!!

  4. “e isso anula qq dialética que possa existir”

    é claro que a dialética vai continuar existindo…
    o que eu quis dizer, é que isso não importa quando vc resolve uma situação espremendo ela ao máximo que vc puder…
    quando vc não é dominado apenas pelos seus instintos…mas quando vc resolve com uma responsabilidade de alguém que olhou verdadeiramente para dentro ! é quando chega no fim…e diante do que quer que seja vc sente que não se arrependeu !

    e vc tem razão..
    para o mundo não tem diferença ser puta ou freira, batman ou coringa…
    só que dentro de vc isso tem diferença sim !
    não que um seja certo e o outro errado, um seja bom e o outro ruim…
    mas se vc olhar pra dentro, o seu coração é capaz de escolher entre um e outro…
    e não que isso seja definitivo, cada momento é um momento.
    e o seu coração é capaz de saber quando se deve ser puta e quando se deve ser freira ! o seu coração é capaz de te mostrar o caminho do não-arrependimento !
    o mundo não mudou…e nem vai mudar, eu sei…mas isso me mudou tanto kaslu ! que vc não tem idéia !

  5. Permanentemente, preso ao presente
    O homem na redoma de vidro
    São raros instantes
    De alívio e deleite
    Ele descobre o véu
    Que esconde o desconhecido,
    O desconhecido
    E é como uma tomada à distância
    Uma grande angular
    É como se nunca estivesse existido dúvida,
    Existido dúvida
    Evidentemente a mente é como um baú
    E homem decide o que nele guardar
    Mas a razão prevalece,
    Impõe seus limites
    E ele se permite esquecer de lembrar,
    Esquecer de lembrar
    É como se passasse a vida inteira
    Eternizando a miragem
    É como o capuz negro
    Que cega o falcão selvagem,
    O falcão selvagem

    Se na cabeça do homem tem um porão
    Onde moram o instinto e a repressão
    (diz aí)
    O que tem no sótão?
    O que tem no sótão?
    O que tem no sótão?

    (por lenine)

  6. é preciso coragem lulu para expor,dar este grito virtual,gosto do cru.e isso é bem cru.
    acho du caralho.Acho mais que isso.
    mesmo no seu vômito vc ñ perde a estética do texto.
    quero elogiar,mas nem sei direito como fazê-lo…

  7. Podemos passar inúmeras dificuldades, e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos e, ainda assim, morrermos na praia.
    Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas por que temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargarmos um período obscuro de desemprego.
    Podemos assistir a injustiça bater à nossa porta e perceber, infelizmente, que em algumas ocasiões não há absolutamente nada a fazer.
    Podemos chorar com o coração partido a perda da pessoa amada ou de um ente querido.
    Podemos, por tanta coisa negativa que aconteça, julgarmos que tudo sempre dar errado conosco e maldizermos nossa sorte.
    Depois de tudo isto até podemos deixar passar pela cabeça a estúpida idéia de fazer uma grande besteira consigo mesmo, desde que seja exatamente assim:que tal idéia passe – e nunca mais volte, por que a Vida é Superação!
    Nós não nascemos andando, não nascemos falando, nem pensando tanta bobagem – e o que não podemos em hipótese alguma é perdermos o ânimo, o espírito, e nossa capacidade de amar, de se superar e de viver!

    Augusto Branco

  8. Oi Lulu,
    Vou te mandar um livro digital e vc le pelo menos a introducao, a introducao eh que me bateu como uma indicacao sobre aquilo que vc escreveu sobre as ondas.
    Ondas sao para serem surfadas, nao para a gente ficar tentando se seguram nos corais. Facil faler, fazer eh que eh uma droga, por isso a gente fica sempre com as mao sangrando e toda arrebentada sem andar pra lugar nenhum.

    Tem outras coisas que vibraram em conjunto tambem, nao racionalmente, mas a
    intuicao bateu, entao eu vou traduzir umas coisas aqui e fazer um post no UL pra vc. Talvez vc ache que nao se trate do mesmo assunto, mas minha intuicao diz que sim.

    Ainda devo estar por aqui ate terca, nao vou viajar amanha.
    Depois te conto.

    bjs.

  9. kali,
    bem…primeiro falando das ondas…
    nada pode ser generalizado e nem é tão simples na minha opinião…
    as ondas são para serem surfadas sim, porém…antes de vc ser um impecável surfista, tem que haver uma profunda investigação sobre o mar..sobre cada tipo de onda…sobre o vento…
    e mais…sobre vc mesmo, suas limitações, sua força, seu tamanho…auto-conhecimnto.
    tudo conta…absolutamente tudo conta !
    até que vc se torne a própria onda, o que na verdade vc já é !
    até que existirá o tempo da compreensão, sem fronteiras entre fazer e falar…não há difrença, não há abismo !
    o mar continua não sendo generoso, nem mais fácil de ser “dominado”…
    no entanto vc, o surfista….
    aprende de verdade que quando se está consciente (e só estando consciente) no mar…o prazer entre “beijar a rosa e amar os espinhos” é absolutamete o mesmo !

    se há alguma coisa a ser levada em consideração aqui, é que Weiss se tornou uma luz para além de si !
    e…
    uma célula morta ao lado de uma célula viva…
    ressucita !!!!

    de quem mesmo era a teoria?
    num lembro…

    estou esperando o post !!!
    bjos…
    ;)

  10. “…É preciso adquirir a unidade de ser íntegro…De entregar-se ao que deve ser feito
    sem julgamentos e comparações de importância, de qualidade…”

    (por k em weiss)

    e vc tem razão..
    para o mundo não tem diferença ser puta ou freira, batman ou coringa…
    só que dentro de vc isso tem diferença sim !
    não que um seja certo e o outro errado, um seja bom e o outro ruim…
    mas se vc olhar pra dentro, o seu coração é capaz de escolher entre um e outro…
    e não que isso seja definitivo, cada momento é um momento.

    com cada momento, a opurtunidade única de ser íntegro…
    o momento seguinte é a morte do anterior…e assim por diante…
    não pode haver comparação de importância…qualidade…

    é claro que vc tem ídéia k…

  11. Ao encaixarmos as peças, ao nos tornarmos íntegros (já digo logo que estou longe disso…) vamos perdendo os conceitos que antes formavam(ou ainda formam) a nossa realidade. Os exemplos citados: julgamentos, comparações de importância, de qualidade, passado, futuro…

    Julgar, comparar, dizer que isso é velho e ultrapassado e que aquilo é novo, é o futuro…isso faz parte da nossa mania de grandeza, que nada mais é do que achar que temos nossa vida sobre controle… pois não importa quão bom surfista você é (seja de ondas, seja de trem) sempre haverá um caldo a sua espera….sempre!

    E isso é bom. Digo por mim mesmo, não nasci para domar leões, mas sim para encontrá-los. Sendo mais direto:”O homem, quando jovem, é só, apesar de suas múltiplas experiências. Ele pretende, nessa época, conformar a realidade com suas mãos, servindo-se dela, pois acredita que, ganhando o mundo, conseguirá ganhar-se a si próprio. Acontece, entretanto, que nascemos para o encontro com o outro, e não o seu domínio.”

    PS: não dá pra esquecer que toda onda digna de um caldo também é, para um bom surfista, uma oportunidade de se conseguir um maravilhoso tubo!

  12. A LIBERDADE DE SER
    Temos em nosso caminho que percorrer a seguinte gradação:
    CRER,
    SABER,
    COMPREENDER,
    ENTENDER E
    SER.
    No Ser está a liberdade absoluta, pois a palavra Jeová significa EU SOU. EU SOU não é o apelido de alguém. EU SOU é cada um de nós, no mais profundo do nosso ser. É a nossa ligação, a nossa unidade com o universo e com a sua sabedoria.
    Jeová não aconteceu na história, em algum lugar distante daqui. Jeová é aqui e agora. Esta é
    a verdade absoluta. É também a fonte da beleza e a fonte da bondade. Eis o segredo da liberdade: agir em comunhão com o EU SOU.
    A mente cria a mentira, a ilusão. A mente tem a seu serviço os sentidos e as impressões captadas pelos sentidos e, por esse motivo, ela é passível de ilusões. Um exemplo do funcionamento da mente pode ser ilustrado ao se olhar nuvens no céu e ter-se a impressão de estar vendo carneiros, aviões e objetos semelhantes. As figuras são formadas pela sua imaginação. Na realidade, o que você está vendo é um vapor d’água. A sua mente vê a ilusão. É preciso que tenhamos a nítida certeza de que a mente é assim e sempre foi assim A mente é incapaz de amar. É incapaz de aprender qualquer coisa. Ela é fria e é o fenômeno mais ansioso do universo. No seu afã de criar ilusões, cria algumas ilusões inocentes como as figuras na nuvem, mas a mente criou, também, imagens muito poderosas como deuses, budas, mestres…
    Ela criou o céu e o inferno.
    Ela tem criado todas as ilusões que nos condicionaram e nos mantêm acorrentados a uma linha de hábitos e comportamentos sociais. Nós precisamos sair dessa canoa para não descermos, na corrente por mais tempo ainda.
    A mente criou o tempo e o espaço. Tudo aquilo que depende de tempo e espaço é ilusão.
    É muito fácil considerarmos lendas e mitos de outros povos como uma simples crença.
    Consideramos até mesmo absurdo alguém acreditar nessas tolices. Costumamos zombar e considerá-los estúpidos. Porém, quando alguém diz algo a respeito de nossas crenças, aí ficamos com raiva e temos inúmeras justificativas para provar a nossa crença.
    No Brasil, por exemplo, há uma elite de buscadores de ilusões pensando buscar a verdade ao importar lendas da índia, do Japão e de outros lugares. Eles acreditam que abandonam, apenas por adotarem outra filosofia, os condicionamentos da sua educação ocidental, encontrando a paz, o êxtase e a meditação na filosofia oriental. Nem desconfiam que estão pegando outras lendas, que estão tentando trocar ilusões.
    A verdade está aqui e agora. A verdade não está no Oriente ou no Ocidente. A verdade
    encontra-se em todos os lugares. Para você se sintonizar com a verdade, basta se entregar a ela, esteja você no Brasil, na Alemanha, na África, tio Japão ou na índia.
    É necessário que cada pessoa coloque isto nos devidos lugares. Assim como não nos identificaremos com as figuras do folclore, que são poesias, também não nos identificaremos com as crenças religiosas.
    A palavra entusiasmo é um exemplo do que estamos buscando. A palavra está composta pela preposição em, que quer dizer dentro; pelo radical tos, que quer dizer Deus; e por asmo, que significa irradiação. Então, quando se diz entusiasmo, significa que a pessoa está num estado de irradiação de Deus de dentro dela. E é isto que buscamos.
    Vivendo a realidade, os fantasmas gerados pela crença são passados pelo crivo da nova razão, para não sermos enganados e nem enganarmos alguém.
    Muitas vezes, o indivíduo ensina uma crença, certo de que está ensinando a verdade. Então, nossa primeira tarefa é livrarmo-nos dos nossos próprios condicionamentos. E como cada um tem que cuidar de si, pois não estamos aqui para ensinar, vamos nos preocupar conosco. 0 nosso ensinar vai ser com o nosso exemplo de vida. É comum encontrarmos pastores evangélicos nas rodoviárias, tentando impor a sua verdade. A única comunicação que eles podem transmitir é de uma cultura falsa. Nada é verdadeiro, mas eles estão certos de que estão ensinando a verdade. Nós não vamos embarcar nessa canoa furada. Se vivemos, o nosso exemplo vai ser o melhor professor. Nós não vamos ter discípulos, mas inspirar confiança.
    Assim eu vejo o perigo da crença. E nós temos que ficar silenciosos quando estamos com os crentes, porque, quando tentamos informar sobre a verdade, eles se sentem agredidos e tornam-se nossos inimigos.
    A Vida é a verdade.
    A Vida é um Deus que a gente vê agindo.
    Nós não podemos ver a imagem da Vida, porque Ela não tem imagem. Ninguém pode pegar na Vida e dizer isto é a Vida. Porém, nós vemos a Vida funcionar. Você não precisa crer na Vida. Você sente a Vida. Se você, por exemplo, sofre um corte no seu braço, vem o recurso de defesa do organismo e veda a hemorragia e, depois de alguns dias, tudo estará cicatrizado. Quem é que fez isto? A Vida. Então, a gente pode ver a Vida funcionar sem precisar crer nela. A Vida é um Deus que funciona. A Vida não é um fantasma com fantasias e lendas. A Vida é aqui e agora.

    swuami SÍRIO SILVA

Deixe um comentário